OS CAÇA-FANTASMAS (Ghostbusters, Ivan Reitman) - Um dos maiores fenômenos pop da história, "Os Caça-Fantasmas" é fruto da imaginação de Dan Aykroyd e Harold Ramis (que passou para o outro lado recentemente), que junto com Bill Murray formam o trio de cientistas (depois quarteto, com a adição de Ernie Hudson) que enfrenta uma ameaça sobrenatural em Nova York. Tudo na aventura, dirigida por Ivan Reitman, é de primeira linha: roteiro, efeitos especiais, elenco e o delicado equilíbrio de charme, carisma e o estilo de blockbuster que raramente surge hoje em dia. Quando tudo está estranho, quem você vai chamar?
UM TIRA DA PESADA (Beverly Hills Cop, Martin Brest) - Desenvolvido como veículo para Sylvester Stallone (que preferiu fazer "Cobra"), "Um Tira da Pesada" aterrisou no colo de Eddie Murphy. O resto, é história. A comédia policial bem temperada com ação segue o tira de Detroit Axel Foley, que termina em Beverly Hills, bairro chique de Los Angeles, para investigar o assassinato de um amigo. O diretor Martin Brest usou o talento de Murphy sem economia, fazendo do reduto dos endinheirados da Costa Oeste ianque território alienígena aos olhos de seu protagonista. Teve duas continuações e periga ganhar um quarto filme, mais uma vez com Murphy na ponta.
INDIANA JONES E O TEMPLO DA PERDIÇÃO (Indiana Jones and the Temple of Doom, Steven Spielberg) - O sucesso acachapante de "Caçadores da Arca Perdida" impulsionou essa continuação das aventuras do arqueólogo interpretado por Harrison Ford, embora cronologicamente "Templo da Perdição" se posicione alguns anos antes. O roteiro sombrio traz crianças escravizadas, corações sendo arrancados do peito de prisioneiros e um jantar cujo ponto alto é sorvete de miolos de macaco. A natureza opressora do texto reflete o divórcio pesado enfrentado pelo produtor George Lucas à época. Mas nem tudo é desgraça: foi no set do filme que Spielberg conheceu sua mulher desde então, a atriz irritante Kate Capshaw.
Por Roberto Sadovski.
Nenhum comentário:
Postar um comentário